A influência da alimentação na saúde vocal
- Alexia
- 19 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE VOCAL

A fonação é a produção do som pelas pregas vocais, com auxílio de estruturas musculares presentes na laringe. Quando esse som produzido é modificado pelas cavidades de ressonância (tais como, a boca, o nariz, os seios paranasais, a faringe e a própria laringe), e articulado em consoantes e vogais, ocorre a produção da voz. A alimentação exerce uma grande influência na produção vocal, uma vez que é ela quem produz a energia necessária para o funcionamento do sistema fonatório. Além disso, a alimentação contribui para a manutenção das várias estruturas responsáveis pela fonação. Alguns alimentos possuem propriedades benéficas, que auxiliam a produção vocal, diminuindo a secreção e melhorando a vibração da mucosa nas pregas vocais. Outros alimentos podem prejudicar a vibração das pregas vocais, aumentar a secreção e modificar seu comportamento ondulatório. Há também aqueles que levam ao abuso vocal por causar uma sensação de anestesia nas estruturas.
Sendo assim, embora os alimentos não passem diretamente pelo aparelho fonatório, eles interferem na qualidade vocal, fazendo-se necessária uma alimentação saudável, escolhendo alimentos benéficos à produção vocal, e evitando alimentos que causem prejuízos à voz.
ALIMENTOS BENÉFICOS À PRODUÇÃO VOCAL:
* Fibras: exigem uma mastigação mais vigorosa e com amplitude de movimentos, auxiliando na abertura da boca, musculatura facial e, consequentemente, na articulação dos fonemas.
* Maçã: tem propriedades adstringentes, diminuindo a secreção na mucosa e aumenta a hidratação. Além disso, promove melhora na articulação e na ressonância.
* Frutas cítricas: contém pectina (assim como a maçã), uma fibra solúvel que contribui com a higienização da cavidade oral, melhorando a ressonância vocal. Estimulam a salivação, melhorando a lubrificação do trato vocal. Aumenta o número de deglutições, o que relaxa a musculatura da laringe. Sucos como de laranja e limão absorvem a secreção na mucosa (não recomendados pra quem apresenta refluxo gastroesofágico).
* Salsão/aipo: tem propriedades adstringentes. Antioxidante e anti-inflamatório.
* Mel: lubrificante das caixas de ressonância, antioxidante e antibacteriano. Associado ao limão, pode contribuir para a produção vocal. Contraindicado antes do uso intenso da voz, por aumentar a viscosidade da saliva.
* Própolis: anti-inflamatório; lubrificante da boca e da faringe.
* Água: hidratação da laringe, diminuindo o acúmulo de secreção e melhorando a vibração da onda da mucosa. Protege as pregas vocais do atrito da fonação, reduzindo os efeitos do mau uso vocal.
ALIMENTOS MALÉFICOS A PRODUÇÃO VOCAL:
* Frituras e alimentos gordurosos: por lentificarem a digestão, dificultam a movimentação do diafragma (músculo importante para a respiração), e por consequência, a produção vocal. Além disso, podem causar azia e refluxo, que propiciam a irritação da mucosa, se atingir a laringe, favorecendo o aumento de lesões.
* Bebidas alcoólicas: são irritantes da laringe, e seu efeito anestésico leva a uma perda da sensibilidade no trato vocal, mascarando possíveis alterações. As bebidas destiladas são consideradas as mais agressoras. O álcool atua no sistema nervoso, levando a um descontrole muscular na laringe, interferindo no controle da intensidade e frequência da voz, podendo causar possíveis lesões. Se associadas com o fumo, aumentam o risco de lesões e câncer.
* Balas, pastilhas e sprays: assim como o álcool, sua ação anestésica mascaram o esforço vocal, levando ao abuso e prejudicando a mucosa.
* Bebidas gasosas: o gás pode permanecer no estômago, favorecendo a distensão gástrica e dificultando a ação diafragmática.
* Leite e derivados: aumentam a secreção da mucosa, dificultando a vibração das pregas vocais e da ressonância, devendo ser evitando antes do uso intenso da voz. Tornam a saliva mais espessa, favorecendo o pigarro.
* Cafeína: pode levar a desidratação corporal (e consequentemente das pregas vocais), e aumentam a acidez, que pode causar refluxo gastroesofágico.
Referência: FONTES, Vanessa Sequeira; OLIVEIRA, Cristiane Gonçalves. Alimentação como fator relevante à saúde vocal: alimentos que proporcionam efeitos benéficos e maléficos para a produção da voz. HU Revista, Juiz de Fora, v. 42, n. 1, p. 19-25, jan. 2016.
Comentarios