A contribuição da Fonoaudiologia na paralisia facial (É incrível!)
- Comunica Fono Jr.
- 23 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
As Paralisias Faciais podem ser de 2 tipos:
1) Paralisia Facial Central: Ocorre devido a lesões vasculares, tumorais, processos degenerativos ou inflamatórios. Normalmente acontecem com outros sintomas neurológicos, como a hemiplegia (paralisia de metade do corpo) e também a disartria;
2) Paralisia Facial Periférica: Suas causas podem ser virais, metabólicas, infecciosas, emocionais ou idiopática, também é chamada de "Paralisia de Bell".
Como é feito o diagnóstico?
Normalmente o diagnóstico é clinico, isto é por meio da observação do paciente. Entretanto, quando necessário, pode-se recorrer a exames de imagem e laboratoriais, a fim de investigar se existem outras patologias associadas.
Como o FONOAUDIÓLGOGO pode contribuir?
Por meio da terapia fonoaudiológica miofuncional, o fonoaudiólogo pode fazer a reabilitação funcional dos músculos da face. Os músculos são estimulados com exercícios que realizam a contração dos músculos.
Podem ser utilizados estímulos frios, massagens tonificadoras e/ou indutoras, exercícios isométricos, isotônicos e isocinéticos.
A terapia miofuncioanal orofacial devolve e/ou melhora a funcionalidade aos movimentos e músculos, adequa fala e expressão. O trabalho fonoaudiológico tem como enfoque principal melhorar e/ou reabilitar a função e propiciar qualidade de vida.
FALE COM SEU MÉDICO E PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!
Referências:
https://ericasitta.wordpress.com/2015/05/15/paralisia-facial-na-fonoaudiologia/ (Acesso em 23/05/2018)
https://casule.com/o-trabalho-da-fonoaudiologia-na-paralisia-facial/ (Acesso em 23/05/2018)
Fonte da imagem: http://raulzanini.com.br/medical-service-items/paralisia-facial/ (Acesso em 23/05/2018)
Comments