Como manter a saúde vocal
- Comunica Fono Jr.
- 24 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Semana passada, dia 16, foi comemorado o Dia Mundial da Voz e não podíamos deixar esse item tão importante para nossa comunicação passar despercebido. Passar um dia rouco já é o suficiente para perceber o quanto a voz é importante para o ser humano. Cuidados básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais devem ser seguidos por todos, principalmente pelos que utilizam mais a voz ou com tendência a apresentar alterações vocais. Para ter uma boa voz, é preciso uma boa saúde vocal e ter boa saúde vocal significa ter uma voz clara, e limpa, emitida sem esforço e agradável ao ouvinte. A seguir descreveremos alguns cuidados que podem ser tomados para preservar a saúde vocal:
• Beba bastante água. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir de 7 a 8 copos por dia.
• Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
• Evite competir com ruídos externos durante a fala. Fique atento a eles e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los.
• Tente não gritar. Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em publico.
• Ter audição normal é importante, pois o monitoramento vocal é realizado pela audição.
• Ao sentir vontade de tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.
• Após o uso intenso da voz, procure permanecer em repouso vocal por algum tempo.
• Outro fator importante é o ambiente de trabalho. Procure discutir com seus colegas e chefes meios que possibilitem um ambiente de trabalho agradável, capaz de diminuir a tensão e favorecer o diálogo. Uma voz saudável é resultado de cuidados individuais e de ações ambientas.
• Evite o cigarro, A nicotina, associada ao calor da fumaça, resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar. E o mais importante, a incidência de câncer de laringe é maior em fumantes.
• Beba álcool com moderação, o álcool também irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal. Esses cuidados e vários outros ajudarão a preservar sua qualidade vocal, proporcionando uma boa
Fonte: http://www.clubedafala.com.br/oratoria/dicas-para-cuidar-da-voz/
(Juliana Oliveira)

comunicação oral no seu dia a dia. Seja amigo da sua voz!
Comments