DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL COSTUMA SER CONFUNDIDO COM DISLEXIA OU TRANSTORNO DO DÉF
- Comunica Fono Jr.
- 23 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
O distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) - também conhecido como doença da incompreensão, é mais comum do que se imagina e, na maioria das vezes, diagnosticado equivocadamente como dislexia ou transtorno do déficit de atenção.
Na infância, mais especificamente no período de alfabetização, é quando o distúrbio precisa ser identificado rápida e assertivamente para não comprometer o aprendizado escolar.
Quando se percebe que uma criança apresenta dificuldades de compreender a fala humana, a primeira suspeita que se costuma levantar é a da presença de uma deficiência auditiva. Caso os exames audiométricos não apontarem alterações nos limiares auditivos (os sons mínimos que o indivíduo consegue ouvir), é apropriado considerar e investigar a existência de outro tipo de distúrbio relacionado à audição, mas que não é classificado como deficiência auditiva, no caso, o DPAC.
O DPAC é caracterizado por afetar as vias centrais da audição, ou seja, as áreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Na maioria dos casos, o sistema auditivo periférico (tímpano, ossículos, cóclea e nervo auditivo) encontra-se totalmente preservado. A principal consequência do distúrbio está na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas. Assim, a pessoa ouvirá claramente a fala humana, mas terá dificuldades em interpretar a mensagem recebida.
As causas do DPAC podem ser variadas e muitas vezes desconhecidas, contudo as mais comuns são de origem genética, otites de repetição, lesões cerebrais por anóxia ou traumatismo craniano, presença de outros distúrbios neurológicos, atraso maturacional das vias auditivas do Sistema Nervoso Central ou por envelhecimento natural do cérebro. Por isso, a maior parte dos diagnósticos é feita em crianças e idosos.
FONTE: https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.terra.com.br%2Fnoticias%2Fdino%2Fdisturbio-do-processamento-auditivo-central-costuma-ser-confundido-com-dislexia-ou-transtorno-do-deficit-de-atencao%2Ca862012a57b12bebb30a739973315369i8oimcsx.html&h=ATNlSO3awwbus8ok01PJM2WhRANOCpU28dg5feO9nllZBTq5gNXwQTTHu8bR1aOd6va2tPWU5-K8k66gGCAk-LCiz_whG3kaNM5auOSa97sOnHHiexlcjJtEfVrwboXoE5AsdO215nu7

Comments